NOTÍCIAS

09/03/2018

Do Mundo para Porto Alegre: Bia Brazil no Mesas TI



Do Mundo para Porto Alegre será o tema da palestra que Beatriz Willhelm Dockhorn, CEO da Bia Brazil, uma das maiores exportadoras brasileiras de roupa activewear do país, fará no primeiro MesasTI de 2018, que ocorre no dia 06 de abril, das 11h30 às 14h, no Deville Hotel, em Porto Alegre-RS.

 

 

 

E não poderia ser diferente:  Beatriz comanda um negócio que começou como micro empresa, mas, já de cara, pensando grande. O foco foi desde sempre o mercado exterior, conforme conta a própria executiva.

 

 

 

“Eu sempre achei muito difícil o mercado gaúcho, por este motivo comecei direto na exportação. Nunca quis depender do mercado brasileiro,,pois a instabilidade é muito grande”, conta Bia. “Os clientes de outros países são mais sérios e parceiros. Isto nos fez escolher trabalhar tanto anos somente vendendo para outros países”, completa.

 

 

 

Pioneira em tudo – a Bia Brazil foi a primeira micro empresa brasileira a exportar, ainda em 1995 -, a executiva foi uma das precursoras da criação da APEX.

 

 

 

 

“Sendo ex-atleta, sabia o que faltava no mercado de outros países, pois viajava muito representando o RS e o Brasil. Criamos os produtos com base neste conhecimento”, destaca.

 

 

 

 

É claro que nem tudo sempre foram flores: ao longo da trajetória, erros foram cometidos, dificuldades foram enfrentadas e desafios foram superados. Como em 2008, quando a fábrica pegou fogo e, nas palavras de Beatriz, a empresária “perdeu tudo”, já que os computadores, programas e dados envolvidos no incêndio não tinham seguro, nem backup.

 

 

 

 

Percalços que viraram lições para aprender como alcançar um crescimento ainda maior. Até 2017, a Bia Brazil fechou exportações de 15 a 20 mil pecas/mês para países que hoje somam mais de 60.

 

 

 

Além do e-commerce, sua principal vitrine, a companhia tem show room nos EUA e Portugal, além de lojas licenciadas na Finlândia , Paraguai, Portugal, México, EUA, Líbano e Croácia. No final de 2017, a marca assinou contratos com Espanha e Irã.

 

 

 

Ainda em 2018, mais duas lojas serão abertas na Croácia – uma em um shopping, em abril, e outra na praia, em junho. A meta, segundo Beatriz, é crescer 18% em receita, auxiliada também pela abertura de franquias no Brasil e aumento do mix de produtos com as linha praia, infantil e acessórios.

 

 

 

 

A equipe? Hoje são 58 funcionários diretos e em torno de 150 indiretos.

 

 

 

 

Do alto de sua trajetória bem sucedida, Beatriz, que é presidente da Associação Brasileira de Bens de serviço do Esporte( Abrese), graduada em Administração de Empresas e em Educação Física, com pós-graduação em Administração Hospitalar e MBA em Business Family, pode versar tranquilamente sobre inovação, motivação, garra, crescimento. Mas, se tiver de resumir em um só conselho suas dicas para quem está começando, será: pé no chão.

 

 

 

 

“Considero o empreendedor um sonhador. Meu conselho é: tenha sempre um empresário junto, para fazer as contas da empresa”, destaca.

 

 

 

 

O vice-presidente e diretor de Marketing do SEPRORGS, Donald Reis, avalia como inspiradora e de alto impacto positivo a escolha da palestrante da edição do evento que abre o calendário 2018.

 

 

 

 

 

“Abriremos o Mesas TI de 2018 com a experiencia de uma mulher empreendedora de um caso que não aborda especificamente TI. Por um simples motivo: Também queremos escutar e apreender”, afirma Reis. “O Mesas não é um evento preso a conteúdo especifico, é um local de encontro, negócios e conteúdo diversificado sobre histórias de negócios ou empresas“, acrescenta.

 

 

 

 

 

O Mesas TI tem patrocínio Gold de DBC Company e 2Cloud, Bronze de Consulpaz, Dynamica Consultoria, Fritsch Consulting, Gruppen, RCA Digital e Positivo, e apoio da Postmetria. A realização é do SEPRORGS.

voltar