NOTÍCIAS

03/05/2021

SEPRORGS debate a proposta de valor inovadora como chave do sucesso



Em um mercado extremamente competitivo, você já se perguntou como os consumidores se decidem entre produtos ou serviços semelhantes? Muito dessa tomada de decisão passa pela proposta de valor de cada uma dessas marcas. Esse foi o mote do evento online desta quinta-feira (22), promovido pelo Grupo de Gestão de Pessoas do SEPRORGS, com participação do gerente executivo de Relações Institucionais na Unimed Porto Alegre, Gerson Luis da Silva.

 

 

Uma proposta de valor inovadora se tornou protagonista na busca por competitividade e na fidelização dos clientes. Para o executivo da Unimed Porto Alegre, alguns pontos são essenciais na construção desse caminho de sucesso. “A primeira etapa para desenvolver uma proposta de valor deve ser da sua empresa. Com plano de negócios, análise de mercado e objetivos bem traçados. Assim, você terá claro o seu propósito, onde deseja chegar e quando cumprir ou atingir seus objetivos e metas”, explica.

 

 

Outra questão é a análise correta do público-alvo, ou seja, conhecer o cliente, tanto as características demográficas quanto as psicográficas. “Dessa forma, será possível identificar suas necessidades, dores e desejos, desenvolvendo uma proposta de valor de maneira mais clara, objetiva e eficaz”, acrescentou o executivo.

 

 

Pesquisar os concorrentes também é um caminho assertivo para saber se o que seu negócio está oferecendo é realmente mais relevante do que os demais. “Aliás, identificar quais são as apostas e quais estratégias eles usam para atrair clientes serve de referência para analisar o que pode ser melhorado no seu serviço”, revela.

 

 

Determinar o principal benefício do produto ou serviço é essencial para o processo de valor de qualquer negócio. “O que sua empresa faz bem?; qual problema do mercado que você resolverá?; qual a característica que faz com o seu negócio seja mais atrativo para o público-alvo?; por que os consumidores escolherão sua empresa e não algum concorrente? - Essas são as perguntas-chave para construir uma proposta valiosa e inovadora”, diz.

 

 

Para que esse ecossistema funcione de forma atrativa, e comunique-se com o público-alvo com sucesso, é necessário clareza no jeito de dialogar com o cliente. “Sua mensagem precisa ser clara e objetiva e chegar ao destinatário de forma rápida e prática”, sugere. A linguagem também deve ser adequada, proporcionando uma relação natural e, claro, promovendo identificação com seus consumidores.

 

 

Ademais, a transparência é um dos principais pilares para construir uma proposta de valor inovadora. “É fundamental ter sinceridade e objetividade. Ao perceber esse ponto, o público-alvo se sentirá mais seguro e entenderá que pode esperar exatamente o que foi prometido. É isso que aumentará a aceitação e a aproximação da sua empresa com os clientes”, conclui.

 

Para assistir a edição de Abril do GGP, acesse o vídeo na íntegra clicando aqui

 

 

Quer acompanhar os próximos eventos do Grupo de Gestão de Pessoas do SEPRORGS? Acesso nossa agenda

voltar