NOTÍCIAS

SEPRORGS leva diretores a Unisinos para reunião e visita

31/08/2017

SEPRORGS leva diretores a Unisinos para reunião e visita



Na segunda-feira, 28 de agosto, a equipe de diretoria do SEPRORGS reuniu-se no campus de São Leopoldo da Unisinos, a Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Fez parte do itinerário a reunião mensal de diretores, desta vez alocada no ambiente da universidade, e visitas ao Portal da Inovação, Institutos Tecnológicos e Tecnosinos.

 

Acompanhados por Juliana Ballin Suzin, da unidade de Relações com o Mercado da Unisinos, os vinte participantes da comitiva puderam conhecer as estruturas físicas que promovem inovação e fomentam o mercado de tecnologia, entre outros, não apenas dentro da universidade mas também na região. O principal motivo de promoção de atividades como essa, segundo Juliana, é estreitar parcerias, incentivar a interação e construir laços com entidades que tanto se beneficiam do que a estrutura pode oferecer quanto contribuem para que a inovação esteja presente nos projetos.

 

O Portal da Inovação, primeira parada na visita ao campus, é um ambiente recentemente inaugurado mas que oferece tanto estrutura física como apoio virtual. Segundo o Prof. Dr. Daniel Pedro Puffal, Gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na Unisinos, o Portal foi pensado para estreitar o relacionamento da academia com empresas e oferece sua carteira de pesquisas desenvolvidas no ambiente acadêmico para que sejam aplicadas em empresas trazendo soluções.

 

Os outros dois ambientes visitados, Tecnosinos e os Institutos Tecnológicos, já trouxeram esse estreitamento entre universidade, comunidade e empresas há mais tempo, abrindo caminhos para que as soluções sejam conjuntas. No primeiro estão alocadas 80 empresas de atuação em diferentes áreas, sendo 50 ainda em incubação.

 

Há, ainda, um espaço de coworking, tanto na sede em São Leopoldo quanto no campus Porto Alegre. Já os Institutos atuam em inovação, pesquisa e desenvolvimento de soluções em cinco frentes: desempenho e construção civil, alimentos para a saúde, ensaios e segurança funcional, micropaleontologia e semicondutores.

 

Para o Presidente do SEPRORGS, Diogo Rossato, as iniciativas são essenciais para criar oportunidades de ação e de negócios para que o parque tecnológico encontre nas empresas soluções e que as empresas também possam se apoiar em pesquisa acadêmica para desenvolver seus negócios. Em harmonia com as expectativas do mercado, Silvio Bittencourt da Silva, Coordenador Administrativo dos Institutos Tecnológicos, enfatizou que o conceito de inovação que seguimos só têm valor quando empresas podem usar o que é desenvolvido.

 

Aproximar os recursos da universidade com o mercado e disponibilizar conhecimento multidisciplinar é um fator que contribui para o desenvolvimento conjunto. Tanto a equipe de diretores do SEPRORGS quanto os especialistas da Unisinos que acompanharam a visita acreditam que este é o caminho para gerar oportunidades de negócios e desenvolvimento.

voltar