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07/08/2017

SEPRORGS conquista ISO 9001:2015



O SEPRORGS acaba de conquistar a certificação ISO 9001:2015. A entidade já realizava um trabalho dedicado de gestão de riscos institucionais, mas para atender aos requisitos da nova versão da ISO 9001, foi preciso também identificar e definir ações de mitigação dos riscos operacionais.
 
“Realizamos, então, um trabalho profundo de análise de todos os processos, promovendo o pensamento baseado no risco. O mapa de processos foi redesenhado com a identificação também dos processos de gestão, além dos principais e de apoio”, comenta a diretora de Qualidade do SEPRORGS, Simone Kosmalski. “Além do empenho habitual de todas as nossas executivas em mantermos o alto padrão de atendimentos e padronização dos processos da entidade, ainda passamos, este ano, por um trabalho operacional árduo de adaptação da norma de 2008 para 2015. Com isso, alguns conceitos foram reforçados e/ou reformulados, com o objetivo de melhorar o entendimento e aplicabilidade da norma. Consequentemente, a estrutura de seções ficou mais de acordo com o ciclo PDCA, tornando mais fácil a compreensão em cada etapa do ciclo”, complementa o presidente do SEPRORGS, Diogo Rossato.  
A conquista da ISO 9001:2015 propicia vários benefícios à entidade, a seus colaboradores, diretoria e associados. Dentre eles, o SEPRORGS passa a ter uma maior organização interna, por meio de um planejamento estratégico bem elaborado, deixando claro qual a responsabilidade de cada diretor e colaborador no alcance das metas, destacando principalmente o espírito de liderança nas equipes e trazendo mais responsabilidade e participação de todos para identificar os gargalos, problemas e agir proativamente nas correções.
 
“A ISO9001:2015 é essencial para mostrar que a instituição se preocupa com a qualidade dos seus processos e, consequentemente, do seu produto ou serviço. Claro que de nada adianta ter o selo e não aplicar os requisitos da norma na entidade. Por meio da correta aplicação deles é que se trará diversos benefícios, tais como a própria qualidade citada anteriormente, a melhor gestão de recursos, economia, equipe alinhada com as estratégias e foco na satisfação do associado”, ressalta Rossato.
 
A assessora de Qualidade do SEPRORGS, Isabel Dorneles, ressalta, ainda, outro benefício: a redução de processos burocráticos e “documentacionais” trazida pela atualização da norma.
 
“Temos também o aumento do comprometimento e conhecimento organizacional, ou seja, menos teoria, menos escrita, e mais ação e responsabilidade com sucesso dos processos. Isso gera uma entidade ainda mais comprometida com a melhoria contínua da sua gestão, aderente aos padrões internacionais de qualidade”, destaca a assessora.  
 
O presidente do SEPRORGS destaca também ganhos de rapidez na transmissão de informações estratégicas, por meio da instituição de novos fluxos de informação que proporcionam mais segurança aos associados, diretores, colaboradores e parceiros.
 
A diretora Simone Kosmalski complementa que, diante desta conquista, os próximos passos do SEPRORGS serão na direção de manter os processos e ações estratégicas sempre aderentes às melhores práticas de gestão, sem perder o foco no atendimento às necessidades e expectativas das empresas representadas.
 
“Defender os interesses e a sustentabilidade das empresas que representamos é nossa razão de existir. A qualidade é uma ferramenta para nos auxiliar nesse caminho”, conclui Simone. “Vamos, principalmente, manter a excelência nos serviços que prestamos aos nossos associados e continuar trabalhando junto a toda nossa equipe de executivas e diretoria para viabilizarmos novas conquistas também no Prêmio Gaúcho da Qualidade e Produtividade”, finaliza Rossato.  
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