NOTÍCIAS

30/12/2016

Vem aí um 2017 de grandes desafios



O ano que passou foi um dos mais difíceis que já enfrentamos. Vivemos intensas conturbações tanto no cenário econômico, quanto político, que refletiram na maior crise que o Brasil já enfrentou. Este delicado momento que vivenciamos exigiram discernimento, equilíbrio e diálogo entre os atores que nos cercaram, afim de, munidos por uma avaliação objetiva dos fatos, pensar no melhor para nosso setor.

 

O SEPRORGS se manteve ativo e atuante em todas demandas necessárias em prol do desenvolvimento do segmento de TI gaúcho. Defendemos os interesses dos empresários de tecnologia em nível regional, onde podemos citar o barramento de cobrança de ICMS para as empresas fabricantes de softwares pelo Governo do Estado, uma das grandes vitórias de 2016. Além disso, nos mantivemos firmes quanto às negociações salariais, trabalhando estrategicamente e com coerência, visto o difícil período que a economia brasileira e gaúcha atravessou.

 

Em esfera nacional, continuamos ativos e participando de reuniões e encontros com parlamentares e membros do Executivo, levando nossas considerações e chamando a atenção para nossas demandas mais urgentes, como unificação do PIS-COFINS e flexibilização das normas trabalhistas.

 

Foi um ano de muito conhecimento e networking, com uma sequência de palestras sobre temas atuais e importantes para que os empresários que formam o ecossistema se qualificassem cada vez mais. Falamos, então, do já consagrado Mesas TI, e dos Grupos de Gestão Empresarial e de Pessoas, formatados nesta gestão.

 

Olhamos para o futuro e criamos uma diretoria para fomentar e prestar tutoria a um novo tipo de negócio que está se consolidando no mercado: as startups. Com uma parceria com o Programa Startup RS, do Sebrae, colocamos à disposição nossa expertise e auxílio, para que estas empresas cresçam e inovem cada vez mais.

 

Além disso, apoiamos e participamos de eventos que agregam valor ao nosso ecossistema, como a Febravar, FIC 2016, Mercopar, entre outros. Também fomos conferir de perto o Gartner ITxpo 2016, para ficarmos por dentro das tendências do mercado para os próximos anos.

 

Para fechar com chave de ouro, lançamos o livro “SEPRORGS – plataforma de apoio aos negócios da era digital”, publicação conta com depoimentos e participações de personagens que fizeram parte desta história, comemorando os 30 anos da entidade. Pensamos no futuro, mas valorizamos nosso passado.

 

Vem aí um 2017 que, a exemplo do que ano que passou, será muito desafiante. Queremos e podemos fazer ainda mais e, para isso, contamos com a participação do empresariado para crescermos por meio do associativismo, que é uma das melhores formas para sermos mais fortes.

 

voltar