O diretor de marketing do SEPRORGS, Donald Reis, trouxe um questionamento para os alunos da FADERGS em sua palestra durante a 6ª Feira de Empregabilidade da universidade: como será o perfil do profissional do futuro, e como a autogestão poderá fazer parte dele?
Reis, que também é diretor de negócios da Qualitor, ilustrou o questionamento com a sua trajetória profissional para os jovens presentes e também com diversas tendências do mercado, falando sobre como as disrupções tecnológicas da última década transformou a relação das pessoas com seu trabalho.
“Segundo define o modelo de autogestão, as empresas passam a operar em um regime de democracia direta, tirando de cena a figura do patrão e colocando todos os empregados como participantes das decisões administrativas, em igualdade de condições”, explica Donald.
Segundo o empresário, esta mudança de paradigmas já se vê nos tempos atuais, em que profissionais se tornaram agentes autônomos, trabalhando para diversas empresas no modelo de entregas e tarefas, rompendo com o tradicional modelo de emprego do século XX, através de inúmeras inovações.
“Na era do On Line fica mais fácil desenvolver algumas habilidades, devido à disponibilidade de ferramentas tecnológicas que nos ajudam a organizar a vida pessoal e profissional. Elas nos permitem, por exemplo, participar de reuniões remotas , gerir e compartilhar projetos ou decisões. Muitas plataformas tecnológicas foram desenvolvidas para gerar trabalho que proporcionam facilidades na autogestão, como por exemplo Uber, Ifood , Airbnb, entreoutros”, destaca Reis.
Para o vice-presidente do SEPRORGS, ter o espaço para discutir ideias com os jovens estudantes da FADERGS é uma grande forma de estabelecer um diálogo com o setor acadêmico, levantando discussões válidas sobre o futuro do mercado de tecnologia, e como os futuros profissionais da área devem se preparar.
“Mais do que nunca, vivemos em um mercado de trabalho em constante transformação e de alta competitividade. Os jovens profissionais ou empreendedores precisam estar à frente da curva para se destacarem, e estar sintonizado com as novas realidades e modelos de trabalho é fundamental para aproveitar as oportunidades”, finaliza Donald.