Como os ativos intangíveis são, hoje, as grandes alavancas das estratégias empresariais? O assunto será tratado pelo professor Oscar Kronmeyer em palestra no Grupo de Gestão Empresarial do SEPRORGS, que ocorre em 17/04, das 12h às 14h, no salão de eventos da entidade.
Com o título “Estratégia, Tecnologia e Competitividade”, a palestra é gratuita para associados ao SEPRORGS e tem investimento de R$ 50 para não associados.
“Atualmente, o custo de ativos como capital humano, clima e cultura organizacional e tecnologia são os grandes ativos mobilizados nas estratégias empresariais e responsáveis pela construção dos resultados. Como mobilizar estes ativos na estratégia empresarial, como usá-los como alavancas nas cadeias de valor estendidas das organizações e como determinar o ROI e o PAYBACK de investimentos nestes ativos intangíveis é o tema central da palestra”, explica Kronmeyer.
Segundo ele, a apresentação buscará demonstrar como estes ativos intangíveis, particularmente a tecnologia, impulsionam tanto estratégias make-money quanto save-money das empresas.
O professor bateu um papo com a redação do SEPRORGS, e conta abaixo um pouco da maestria que trará para o Grupo de Gestão Empresarial. Confira!
SEPRORGS - Por que a inovação é importante para empresas de todas as verticais?
Professor Oscar Kronmeyer - Num mundo em transformação, a realidade das organizações, e de resto de todos os seres vivos num mundo competitivo e em transformação, é de que, ou mudamos, ou morremos. Porque quando o entorno, quando o ambiente muda, quem não muda, perde seu espaço no novo mundo em transformação.
Quando qualquer ser vivo, incluindo aí as organizações, deixa de mudar, num mundo que inexoravelmente muda, ele fica anacrônico, e progressivamente perde relevância. Figuradamente, ele morre. Aqui o morrer pode ser passar a ser irrelevante, perder a sua capacidade de influir, perder a sua capacidade de gerar valor e renda... quantas empresas, famílias, profissionais, deixaram de mudar, acreditando que tinham alcançado a estabilidade, e se tornaram irrelevantes?
Novamente num sentido figurado, estas organizações são encontradas nas escavações arqueológicas, ou nos livros que contam a evolução histórica de um setor, com uma imagem: aqui jaz uma empresa, uma família, um profissional, que ficou à margem da mudança... A mudança é como um furacão que transforma a sociedade... quem morre é quem fica à margem...O único lugar que existe paz é no olho do furacão... qualquer lugar fora do olho, onde está quem vive e se nutre da mudança, é destruído...
SEPRORGS - Como está, em termos de maturidade, a adoção de tecnologia aliada às estratégias de negócios das empresas gaúchas?
Professor Oscar Kronmeyer - Tenho convivido cotidianamente com as organizações gaúchas que usam tecnologia como o grande motor de seus negócios. E tenho visto uma crescente maturidade no uso de tecnologias, e a crescente maturidade no uso destas tecnologias como alavancadoras das suas estratégias competitivas.
Ainda me parece que podemos evoluir com uma maior conexão das tecnologias na alavancagem das cadeias de valor destas organizações. A compreensão das cadeias de valor onde as organizações estão inseridas, e como a tecnologia pode ser usada tanto para gerar diferenciação, que é medida pelo sobrepreço que os clientes estão dispostos a desembolsar por um produto ou serviço, ou pelo aumento da margem decorrente do uso de tecnologia que decorre do aumento da produtividade e da eficiência operacional pelo uso competitivo da tecnologia, ainda é um ponto que exige uma maior atenção estratégica.
Sintetizando: estamos bem, mas podemos melhorar...