O modelo Canvas é um neo clássico da gestão empresarial. Utilizado por organizações do mundo inteiro, pode também ser dedicado a áreas específicas. Uma delas, o RH.
No próximo Grupo de Gestão de Pessoas do SEPRORGS, que acontece no dia 11/04, das 16h às 17h30, no Auditório da entidade, em Porto Alegre-RS, Helena Brochado fará a palestra “CANVASeando: como o Canvas pode auxiliar no dia a dia na Gestão de Pessoas”.
Segundo a palestrante, que é consultora e diretora da Helena Brochado Consultoria e conselheira da ABRH, o modelo Canvas é uma ótima ferramenta a ser usada tanto por gestores quanto por equipes de RH para identificar as causas de problemas que estejam afetando o desempenho da empresa e das pessoas.
“O modelo Canvas é simples e prático. No RH, ao usá-lo, deve-se levar em consideração todos os envolvidos no problema em questão, ou seja: a questão do ‘eu’ em primeiro lugar, quem me ajuda e quem eu ajudo, como e com que frequência essas ajudas acontecem no dia-a-dia, bem como o que se ganha e o que se perde”, explica Helena. “Outro aspecto importante é que cada vez que uma das variáveis muda, é preciso revisitar todo o Canvas, pois trata-se de uma engrenagem, na qual cada mexida pode refletir em outra interação”, completa.
A especialista também mostra quais os erros a serem evitados na aplicação do Canvas à gestão de pessoal. O primeiro: banalizar a ferramenta e acreditar que ela serve para tudo, o que não é verdade.
“O Canvas auxilia naqueles pontos mais complexos, nos quais não conseguimos enxergar as possibilidades. Isso é possível por que esse modelo leva em consideração todas as variáveis que interferem no dia a dia da gestão”, destaca a palestrante.
Psicóloga formada pela PUC-RS, Helena tem MBA em Gestão Empresarial pela FGV e formação em Coaching Ontológico e Maiêutico, além de ser especialista em Dinâmicas de Grupo pela SBDG.
Atua há mais de 15 anos em RH, tendo trabalhado em empresas como Terra, NET Serviços e Kley Hertz Farmacêutica, que sob sua gestão no RH foi reconhecida 4 vezes como uma das Melhores Empresas para Trabalhar.
A palestrante conquistou, ainda, 3 Tops Ser Humano (ABRH RS) – Programa de Desenvolvimento de Líderes, Implantação do Modelo de Consultoria Interna de RH e Gestão do Clima Organizacional, e 1 Top Ser Humano Nacional (ABRH Brasil).