Para encerrar o calendário do Mesas TI de 2017, a edição de dezembro terá palestra com uma autoridade em empreendedorismo: Andreas Blazoudakis. O empresário participou da criação de mais de 10 startups, entre elas o primeiro unicórnio brasileiro (Movile), avaliada em mais de US$ 1 bilhão, e o aplicativo infantil número um do mundo (PlayKids), avaliado em mais de US$ 250 milhões.
Por meio da Movile, o executivo é acionista de empresas como iFood, MapLink, Apontador, Ingresso Rápido, Sympla, SuperPlayer, ChefTime e Delivery Center, entre outras startups. Ele também se dedica ao fomento às chamadas cidades inteligentes, tendo criado o movimento letsfree.org, além do maior aplicativo de WiFi do mundo, com 10 milhões de hotspots (Freezone).
Nos últimos três anos, após o investimento da Movile no iFood, Blazoudakis tornou-se especialista em plataformas O2O (online to offline) e same hour delivery. Atualmente, é vice-presidente sênior de Inovação da Movile, innovation advisor do SuperPlayer e CEO do Delivery Center – sua nova paixão, que está saindo do forno.
Em sua palestra no Mesas TI, ele abordará o tema “Inovando de Forma Disruptiva no Competitivo Mercado O2O”.
“O que falta no mercado de startups atual, especialmente na área de tecnologia, são soluções para resolver problemas reais e significativos do dia a dia, como era pegar táxi há apenas cinco anos. O Uber veio e resolveu isso de forma muito contundente. Muitas startups estão mais voltadas a criar soluções para expressar as ideias dos fundadores do que focar em um problema real e que incomoda as pessoas, para os quais uma solução nova seria muito bem-vinda”, enfatiza Blazoudakis.
Por outro lado, o especialista destaca que sobram no mercado aceleração, mentoria, coaching e investimentos em projetos que deveriam voltar para a prancheta por falta de maturidade e aplicabilidade real. Nesse sentido, o empreendedor é taxativo quanto ao sonho de “viver de app”: “essa é a maior ilusão que existe!”, critica. “As app stores concentram quase 80% das suas receitas em cerca de 100 apps. Desde 2015, app nem é a coisa mais moderna. As pessoas deveriam pensar em viver de serviços mobile, e não de apps especificamente, pois eles vão desaparecer no formato que conhecemos hoje”, comenta.
Para formar uma startup com boas chances de sucesso, o empreendedor sugere responder a cinco perguntas fundamentais:
1) Tem distribuição sustentável (ou seja, o marketing digital se paga e gera ROI)?
2) Qual o market size (Brasil, América Latina, mundo)?
3) Gera dependência racional? Impacta quanto, se comparado a um Waze?
4) Gera dependência emocional? Impacta quanto, se comparado a um Facebook?
5) Qual a capacidade de monetização? Tem ticket médio abaixo de R$ 10? Tem muita frequência de uso? Qual o lifetime value?
Seguindo este modelo, é provável que a taxa de assertividade suba de menos de 1% para mais de 20%. “Só produza o que os usuários realmente querem que seja trabalhado para resolver um determinado problema do dia a dia”, finaliza.
Mesas TI
O Mesas TI será realizado no dia 01/12, das 12h às 14h, no Deville Hotel, em Porto Alegre-RS. O evento é exclusivo para associados ao SEPRORGS. Interessados em participar devem se inscrever pelo e-mail comunicacao2@seprorgs.org.br.
O Mesas TI tem patrocínio Gold de DBC Company, Unisinos e Digital Business, Silver de Fourway e Bronze de Fritsch Consulting e Consulpaz CGP Associates.