A Transformação Digital passa, obrigatoriamente, pelas pessoas, pelo posicionamento e pelo discurso da TI e seu diálogo com os negócios.
É o que afirma Leandro Roldão, executivo de TI da EDP Brasil, que foi palestrante da primeira edição do Mesas TI de 2023.
O evento, que é realizado pelo SEPRORGS, teve patrocínio Platinum da Dell Technologies, Silver da Dinamize e apoio da MatchIT e da Eletrocafé.
Em sua palestra, Roldão destacou que a TI tem se tornado cada vez mais um negócio real dentro das empresas, e que está, inclusive, gerando oportunidades de negócio para estas.
Entretanto, o palestrante destaca: é preciso mudar o discurso, a forma de definir a TI, não mais como um prestador de serviço, e sim um parceiro diário, alinhado e estratégico para o crescimento direto das organizações.
Para dar a ênfase necessária às ideias e projetos da TI, Roldão destacou a metodologia de Design Thinking, e recomendou que empresas que ainda não a utilizam, busquem conhecer e adotar parceiros que possam introduzi-la nas estratégias diárias para ganho de sinergia entre a TI e os negócios.
“Trata-se de entender o processo, a demanda atual, como funciona a área de negócio pretendida, quais suas dores, quais os desafios para realizar o projeto, e tudo o que pode ser feito para viabilizar sua implantação”, comentou o palestrante. “E um ponto fundamental: não falamos em tecnologia em nenhum momento, e sim em negócio”, complementou.
Ainda, Roldão enfatizou que, para definir os projetos em andamento, é necessário pensar em pontos como a facilidade de implementação, os impactos que podem ocorrer no negócio, o alinhamento ao planejamento estratégico, os custos, normas e leis envolvidos.
Além disso, o executivo lembrou que todo projeto consome recursos, investimentos, e que, por isso, precisa entregar um benefício financeiro real para funcionar.
Roldão também pontuou questões essenciais, como a criação de roadmap, o papel do CFO, COO e CEO em todo o processo de transformação, a eficiência requerida em todos os momentos de um projeto, a importância do pensamento inovador e do relacionamento com todos os envolvidos: áreas de negócio, decisores, executores, fornecedores.
Para ele, criar a inovação em uma empresa, seja ela de que setor for, é “pensar fora da casinha”.
Assim, na visão do palestrante, projetos de inovação não podem, nem devem, seguir o mesmo fluxo, o mesmo orçamento, o mesmo andamento de outras iniciativas. Afinal, vêm para criar disrupção, para transformar!
Lições de quem realmente sabe – afinal, Roldão construiu uma sólida carreira, com passagens por grandes empresas dos setores de alimentos, farmacêutico e de energia, além de ser reconhecido como um dos executivos de TI mais influentes do Brasil pelo Optimize Group, listado entre os CIOs mais engajados pelo grupo IT Mídia e eleito executivo de TI destaque no Brasil pela 4Network CIO.
“A inovação não segue o normal”, destacou o palestrante. “Precisa viabilizar soluções de uma forma diferente do dia a dia”, finaliza.
Siga as redes sociais do SEPRORGS para mais informações sobre a Transformação Digital, Inovação, grandes nomes da TI, como Leandro Roldão e outros, e muito mais.
O SEPRORGS promove o evento “De Pessoas a Organizações: os desafios relacionados à saú...
Páscoa é renovação! Que esta data seja um reset de energias, um upgrade de motivaç&a...
Não deixe de aproveitar os descontos especiais da campanha da Unyleya que foi prorrogada e vai até 1...