O aumento da busca pela previdência privada já é uma realidade entre os brasileiros. Entre 2021 e 2022, houve um crescimento de mais de 12% na contratação de planos. De acordo com a Anbima, o setor alcançou mais de R$1,10 trilhão em patrimônio líquido em setembro de 2022, o dobro do valor há cinco anos. Atualmente, a previdência privada representa 20% de todo o investimento na indústria de fundos do Brasil.
Isso significa que as pessoas estão investindo mais, se preocupando com o futuro e se planejando para ele, pois só a aposentadoria pelo INSS não é suficiente para manter uma vida no mesmo padrão.
A previdência privada é uma forma de planejar a vida lá na frente, pensando em estabilidade, qualidade e renda extra. É um investimento realizado com pensamento a longo prazo. Ou seja, você investe hoje para ter um retorno lá na frente, geralmente durante a velhice, sendo uma forma de renda extra para melhorar a estabilidade financeira.
Não há idade mínima para começar a investir na previdência privada. O melhor é que os aportes comecem o quanto antes, para que a quantia e o retorno final sejam maiores.
Com isso em mente, é necessário entender como funciona o processo. A previdência privada tem duas principais fases: a de acúmulo e a da renda. Elas se complementam e fazem com que você possa se organizar para um futuro com mais qualidade de vida.
A fase de acúmulo é aquela em que você irá depositar a quantia mensal escolhida no plano. Ou seja, é o momento de investir. Geralmente, os valores são depositados por um período de 20 a 35 anos para terem retornos mais positivos. Mas também é possível fazer em menos tempo, dependendo das quantias a serem investidas. Os especialistas afirmam que são necessários, pelo menos, 10 anos de acúmulo para que os retornos sejam bons.
A fase de renda é a hora de curtir tudo que foi investido, aproveitar a renda extra para tirar os sonhos da gaveta, explorar a nova fase da vida com qualidade e tranquilidade, sem dores de cabeça por causa das finanças. Este é o momento em que o investidor irá receber tudo aquilo que foi aportado. Os valores que foram enviados ao plano voltarão com os rendimentos do período. A rentabilidade ocorre por causa das aplicações feitas durante a fase de acúmulo.
Se você está procurando planos para investir no seu futuro, conheça as opções do Família Previdência, empresa conveniada ao SEPRORGS.
Acesse familiaprevidencia.com.br e faça uma simulação.
O SEPRORGS promove o evento “De Pessoas a Organizações: os desafios relacionados à saú...
Páscoa é renovação! Que esta data seja um reset de energias, um upgrade de motivaç&a...
Não deixe de aproveitar os descontos especiais da campanha da Unyleya que foi prorrogada e vai até 1...