Partidos políticos do RS começam a realizar manobras estratégicas para as eleições municipais de 2024

03/08/2023

Os cinco maiores partidos com base de filiados no Rio Grande do Sul estão se movimentando e planejando as estratégias para as eleições municipais de 2024, mesmo faltando 15 meses para o pleito eleitoral. O MDB, que é o partido com o maior número de filiados no Estado, tem como foco os grandes colégios eleitorais e cidades-polo, mas também não negligencia os municípios menores, onde possui tradição histórica de presença. Atualmente, o MDB governa mais de 400 municípios, representando cerca de 80% do total de cidades no estado, e possui mais de 800 mil eleitores filiados.


O presidente do MDB e prefeito de Rio Grande, Fábio Branco, revelou que o partido já está trabalhando na preparação para as eleições, percorrendo todas as regiões do estado em uma série encontros macrorregionais. Além disso, o partido conta com uma comissão eleitoral que está mapeando e prospectando nomes para a disputa do próximo ano.


Em Porto Alegre, o atual prefeito Sebastião Melo, que é filiado ao MDB, buscará a reeleição e já conta com o apoio de outros partidos para o pleito de 2024. O partido está determinado a manter sua tradição nas menores cidades e expandir sua presença nas maiores, buscando fortalecer sua representação política no Rio Grande do Sul.


O PDT busca aumentar sua representação nos municípios gaúchos. Com 70 prefeitos, 72 vices e cerca de 730 vereadores, o partido vem percorrendo cidades para mobilizar e ampliar a participação nas eleições de 2024. O presidente do PDT, Ciro Simoni, destaca que a prioridade será dada aos municípios com mais de 50 mil habitantes, buscando indicar candidatos nessas localidades. O partido acredita que as chapas completas de candidatos são fundamentais.


Em relação a Porto Alegre, o PDT planeja compor uma chapa para concorrer à prefeitura da capital nas eleições de 2024, mas ainda não definiu os nomes dos candidatos e está analisando as possibilidades para lançar sua candidatura.


O PP, embora não seja a sigla com mais filiados no estado, lidera no número de prefeitos eleitos no RS, com 143 chefes de executivo municipal, além de 119 vices e 1.274 vereadores. O partido tem como meta eleger ainda mais prefeitos no próximo pleito, buscando aumentar sua representatividade. O presidente do PP, Celso Bernardi, afirma que pretendem registrar cerca de 300 candidatos e acredita que com esse número, conseguirão eleger mais de 150 prefeitos.


Para as eleições em Porto Alegre, o PP já definiu que irá apoiar a reeleição do atual prefeito Sebastião Melo, do MDB. Quanto aos outros municípios, o partido ainda não mencionou nomes, mas a maioria dos 143 prefeitos do PP está apta para a reeleição e deve concorrer novamente no próximo ano.


O PT no Rio Grande do Sul vê um cenário positivo para as eleições do próximo ano, especialmente com Lula na presidência do país. Atualmente, o PT é a quarta agremiação política com mais eleitores filiados no estado, contando com 23 prefeitos, 32 vices e cerca de 315 vereadores.


A presidente do partido no RS, Juçara Dutra, acredita que as eleições de 2024 serão uma oportunidade de retomada do prestígio do PT. Ela destaca que a população brasileira começará a ver os resultados da gestão do governo Lula, o que pode impulsionar o partido nas eleições municipais.


O objetivo do PT é aumentar em pelo menos 50% as bancadas de vereadores no Estado e também buscar o crescimento no número de prefeitos e vices. Juçara considera essa meta de crescimento realista e acredita que o pleito será de recuperação para o partido.


Alguns nomes já estão sendo considerados como prováveis candidatos pelo PT no pleito do próximo ano, como Daniel Bordignon em Gravataí, Valdeci Oliveira em Santa Maria, Stela Faria em Alvorada e David Almansa em Cachoeirinha. Em Porto Alegre, o PT está em conversações com outros partidos de esquerda para definir como irão concorrer à prefeitura da capital.


Já o PTB, quinto partido com maior número de eleitores filiados no estado, pretende privilegiar lideranças tradicionais do partido nas eleições de 2024. O presidente do PTB no RS, Elizandro Sabino, afirma que darão prioridade aos políticos que permaneceram fiéis ao partido, especialmente após a debandada de lideranças importantes em março de 2021.


O PTB planeja indicar candidatos a cidades-polo do estado, como Erechim, Santa Maria e Pelotas, e também buscará parcerias com outros partidos com potencial eleitoral em locais onde vejam viabilidade para formar alianças, seja como candidato a prefeito, vice ou parte da composição.


Em 2024, o União Brasil disputará as primeiras eleições municipais de sua história. O partido foi registrado na Justiça Eleitoral em fevereiro de 2022, a partir da fusão entre DEM e PSL. A pretensão da legenda é eleger de dois a três vereadores na Capital Gaúcha e lançar candidaturas próprias nas principais cidades do Estado. Para à prefeitura de Porto Alegre o partido já lançou a pré-candidatura do atual Deputado Estadual Dr. Thiago Duarte.


O Republicanos em Porto Alegre caso não venha apoiar a reeleição de Sebastião Melo, avalia lançar candidato próprio nas eleições municipais do próximo ano. O partido deverá indicar o atual Deputado Federal Tenente Coronel Zucco para concorrer ao cargo. Zucco foi o deputado federal mais votado no Rio Grande do Sul, somente em Porto Alegre fez 48.536 votos.


No cenário político das eleições municipais no Rio Grande do Sul, a atuação do SEPRORGS, como entidade patronal que representa no Estado mais de 17 mil empresas de tecnologia da informação, assume relevância significativa, visto que sua atuação promove ações e interlocuções nas eleições, tendo como finalidade fazer com que os candidatos tenham conhecimento das pautas do segmento de TI, bem como possibilita que apresentem suas propostas em prol da economia digital, caso sejam eleitos.


O SEPRORGS mantém o seu papel diligente junto ao executivo e ao legislativo e nas eleições reforça a importância enquanto plataforma de negócios digitais comprometida em impulsionar o crescimento e a prosperidade do setor nos mais diversos municípios do Estado do Rio Grande do Sul, onde também atua, por meio de suas Diretorias Regionais.


 


Fonte: AGF Advice Consultoria Legislativa, Tributária e Empresarial - Assessoria Legislativa SEPRORGS


Mais notícias

NEWSLETTER

Receba novidades em seu e-mail

sombra

PORTFÓLIO

Nossos associados

SCHEIN GESTÃO EMPRESARIAL – MADELEINE SCHEIN & CIA LTDA
OLIVAS CLUBE DE VIAGENS LTDA
AKAU Agência de Publicidade
INTRODUCE TECNOLOGIA PARA CRESCER
3dot14 Data Science
DBIT SOLUÇÕES EM BANCO DE DADOS
 PAY
EXCELENCIA GESTAO E TECNOLOGIA
ROW UP SERVIÇOS DE INTELIGÊNCIA DE DADOS
WEBDE TECNOLOGIA LTDA - ME
DZ ESTUDIO
DBSELLER INFORMATICA
CONTELE
GRUPO META
PROMOB SOFTWARE SOLUTIONS
sombra