Artigo de Roberto Mazzilli, diretor de Relações com Instituições de Ensino do SEPRORGS
Cresce o número de empresas que planejam nos próximos meses implementar projetos de utilização de Inteligência Artificial (IA). Os projetos passam por bots, utilização de outras ferramentas de IA através de APIs —interfaces de programação de aplicações que permite organizações utilizarem serviços disponibilizados por outras empresas — reconhecimento de imagem, assistentes virtuais e tantos outras aplicações, utilizadas pelos mais variados segmentos da economia. Projetos que facilitam, automatizam, analisam de forma precisa e aprendem com dados, se mostram como determinantes para aumentar a competitividade das organizações.
Sobre a IA Generativa, penso ser importante que nossas Instituições de Ensino protagonizem ações para elevar o nível da utilização dessa, que passou a ser uma importante ferramenta, tanto na área acadêmica, quanto para os negócios. Projetos de IA Generativa, através do uso e exploração de projetos práticos, podem oportunizar com que os alunos aprendam a criar soluções reais. Na academia, já passamos pela fase de negar ou bloquear a utilização da IA Generativa. Não há como proibir o uso dessa importante ferramenta. O que há é a oportunidade em avançarmos e entendermos alguns pontos que estão cada vez mais claros: a IA Generativa não é o fim, mas sim um meio que pode atender e apoiar diversos negócios. Ela é uma ferramenta que pode ser utilizada de forma pessoal e também de forma corporativa, através de uso de APIs. O uso de IA também reforça outro ponto: a gestão de dados pelas organizações. Quanto mais dados uma organização tiver, e estes tendo boa qualidade, mais a organização pode treinar a IA, através de técnicas de aprendizagem de máquina. Ou seja, a utilização e exploração de ferramentas de IA, também pode avalancar outras áreas de conhecimento e novos projetos valorizados pelas organizações e mercado. Ë possível treinar o ChatGPT com dados da organização para que ele possa realizar um primeiro atendimento em nome da organização, por exemplo.
Mas, voltamos ao ponto: com tantas tecnologias hoje disponíveis, precisamos de projetos práticos. As Instituições de Ensino devem oportunizar projetos reais para seus alunos, e dentro disso está o desenvolvimento de relacionamento com o mercado. Possibilitar que projetos acadêmicos possam se conectar a problemas organizacionais do mundo real, usando por exemplo, uma ferramenta disponível como o Chat GPT e que pode ser bastante explorada de acordo com contextos. — explorando no conceito de engenharia de prompt —, é uma ação que pode oportunizar uma conexão mais rápida entre o aluno e o mercado de trabalho. A necessidade de investimentos que existia, para o acesso a tecnologias como IA, caiu. Eles estão cada vez mais acessíveis Agora é hora de explorar essa oportunidade.
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