A Câmara de Vereadores de Canoas-RS aprovou, por unanimidade, a constituição do Sandbox Regulatório, Projeto do vereador Jonas Dalagna (NOVO) que teve, desde o início, o SEPRORGS como parceiro, trabalhando por meio de sua diretoria junto aos vereadores de diversos municípios gaúchos.
Os diretores do SEPRORGS, Marice Fronchetti e Michael Tatsch, estiveram presentes na sessão, trazendo argumentos sobre os benefícios do projeto. A apresentação também foi conduzida pelos diretores em nome da entidade, recebendo reconhecimento do vereador proponente, Dalagna, por toda a trajetória de acompanhamento da iniciativa, que contou com a presença do SEPRORGS desde as primeiras ações, em Porto Alegre, tendo depois se expandido pelo Estado, com força de nossas diretorias regionais, em municípios como Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Pelotas e Uruguaiana.
“Esse novo marco representa um passo firme em direção à desburocratização do setor de Tecnologia da Informação (TI) em Canoas”, disse Marice, que destacou também a magnitude do projeto, sublinhando a importância de posicionar a cidade como um epicentro de inovação. A diretora, que é empresária há mais de 20 anos, expressou agradecimentos ao vereador pela iniciativa e ressaltou que o projeto pode criar um ambiente propício para a instalação de empresas de tecnologia, fomentando o desenvolvimento local e atraindo investimentos.
Já Michael Tatsch, que atua como empresário também há mais de duas décadas e faz parte do ecossistema do SEPRORGS desde 2018, hoje atuando junto à pasta de Relações do Trabalho da entidade, complementou as informações, abordando detalhes técnicos do projeto. Ele enfatizou que o mesmo busca flexibilizar regulamentações para impulsionar a inovação, proporcionando um ambiente controlado para testes de novas tecnologias e modelos de negócios.
Na prática, essa é uma iniciativa destinada a simplificar e desburocratizar o ambiente de negócios, especialmente para empresas inovadoras. Os objetivos visam não apenas apoiar as empresas locais, mas também transformar Canoas em um polo de inovação de referência estadual e nacional.
Vale dizer que o projeto estabelece critérios rigorosos para a participação, priorizando modelos de negócios inovadores. Empresas selecionadas receberão autorizações temporárias para testar seus modelos em condições regulatórias adaptadas. Os princípios orientadores do "Sandbox" incluem a promoção da liberdade econômica, a boa-fé, a intervenção mínima do Estado e a celeridade nos processos administrativos.
Ao término do período de testes, as empresas deverão apresentar relatórios transparentes sobre suas experiências e resultados. O impacto almejado vai além da esfera da inovação, buscando fortalecer a base técnico-científica da cidade, aumentar a competitividade local e promover a inclusão financeira.
O vereador Dalagna expressou a intenção do projeto em desburocratizar situações cotidianas que, muitas vezes, obstaculizam intervenções eficazes no município. Com sua aprovação unânime na Câmara de Vereadores, agora se encaminha para análise do executivo. Este marco potencialmente coloca Canoas no mapa como um centro de inovação não apenas no âmbito estadual, mas também nacional. O Sandbox Regulatório surge como uma ferramenta promissora para impulsionar a economia local e consolidar o município como um polo de referência no setor de Tecnologia da Informação.
Fonte: Aceká Marketing Digital - Assessoria de Imprensa do SEPRORGS
O SEPRORGS promove o evento “De Pessoas a Organizações: os desafios relacionados à saú...
Páscoa é renovação! Que esta data seja um reset de energias, um upgrade de motivaç&a...
Não deixe de aproveitar os descontos especiais da campanha da Unyleya que foi prorrogada e vai até 1...