Este ano, o SEPRORGS comemorou seu aniversário de forma diferente: ao invés da tradicional festa, que costuma ser um ponto de encontro consagrado para networking de alta qualidade na TI gaúcha, o evento foi além, trazendo um painel focado nas discussões sobre a retomada da economia e o futuro do empreendedorismo, da inovação e das startups no Rio Grande do Sul, após o desafiador cenário das enchentes.
Realizado no dia 04 de Julho, na Flowork, o Painel de 38 anos da entidade contou com a participação de Marice Fronchetti, presidente do SEPRORGS, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, secretário de Inovação de Porto Alegre, Pedro Freitas Valério, diretor Executivo do Instituto Caldeira, além do CEO da Dinamize, Jonatas Abbott, como mediador.
O evento contou, ainda, com as presenças do vice-presidente do SEPRORGS, Luis Henrique Petkovicz, dos diretores Roberto Mazzilli, Marcus Sperb, Everson Nunes, Michael Tatsch e Sérgio Santi, do deputado Estadual Felipe Camozzato, dos vereadores Thiago Albrecht e Ramiro Rosário, além de dirigentes de entidades e eventos, como Arcione Piva, do SindiLojas POA, Henrique Portella, da SUCESU-RS, Sandra Heck, do iCoLab, Arthur Reis e Rodrigo Pan, do SecOps Summit, entre outras lideranças.
No painel, a presidente Marice Fronchetti, conhecida por sua visão estratégica e focada na expansão constante, destacou a importância de superar a mentalidade de vítima e focar na resiliência empresarial e na força de superação para vencer os desafios e reestabelecer a economia forte do Estado.
"Temos uma dificuldade muito grande, cultural, de querer ser assistido, de tomar um papel de vítima. É preciso mudar essa visão. Houve uma catástrofe, é muito triste, mas nós somos um Estado forte, totalmente capaz de superar e ir em frente com uma economia recuperada, mas para isso são necessárias ações verdadeiras" destacou a dirigente.
Ainda conforme Marice, os desafios na gestão empresarial atual incluem a adaptação a mudanças e a necessidade de coesão dentro do setor. A presidente ressaltou a importância de construir uma comunidade de empresários e empreendedores, além de lideranças setoriais e políticas, forte e unida para enfrentar o cenário desafiador recente e eventuais gargalos futuros. "Devemos concentrar nossos esforços em eventos e estratégias que promovam o crescimento e a inovação em nossa região tecnológica," afirmou ela.
Jonatas Abbott, mediador do painel, trouxe à tona questões cruciais, como a pressão necessária para endereçar corretamente os recursos do BNDES e os desafios enfrentados em políticas públicas. "Como o governo estadual pode pressionar o governo federal a concretizar os recursos do BNDES que foram adiados diversas vezes?", questionou.
Já o secretário de Inovação de Porto Alegre e o gestor do Instituto Caldeira, complementaram a discussão, destacando iniciativas e articulações essenciais para o desenvolvimento tecnológico e empresarial da região.
"É hora de dobrar a aposta em tecnologia e inovação, unindo esforços para enfrentar os desafios futuros," falou o secretário. “Não é o momento de discursar, e sim de agir. O que, de fato, será feito para que o 4º Distrito de Porto Alegre, onde fica o Caldeira e tantas outras iniciativas da nossa Capital, não seja mais alagado? Pois apesar de o cenário nas enchentes recentes ter sido fora do comum, antes dele já havia alagamento de algumas ruas muitas vezes, e isso não pode ser normalizado. O que, de fato, os nossos governantes vão fazer para melhorar para nossas empresas? É preciso ação real, estratégias ágeis e focadas em melhorias certeiras”, destacou Valério.
O painel, que resultou em um caloroso debate também entre a plateia presente, suscitando ideias que certamente definirão ações focadas na prosperidade futura do RS – uma delas, a criação de um grupo de Whatsapp para reunir os dirigentes de entidades de TI e Inovação do RS, sugerido pelo presidente da SUCESU-RS, Henrique Portella, durante o painel -, marcou com veemência a retomada dos negócios em um Estado abalado, mas nem por isso desmotivado.
“Não somente celebramos nossos 38 anos de entidade, mas principalmente fizemos disso um evento de fomento à TI, à Economia Digital, que é nossoo trabalho e nossa característica. O debate realizado foi fundamental para o futuro econômico e tecnológico do Rio Grande do Sul, reunindo líderes que compartilham um compromisso comum com o crescimento e a sustentabilidade do setor empresarial e das startups na região”, finalizou a presidente Marice.
O evento, que teve patrocínio da AGF Advice e apoio da Dinamize.
Fonte: Aceká Marketing Digital - Assessoria de Imprensa do SEPRORGS
O SEPRORGS promove o evento “De Pessoas a Organizações: os desafios relacionados à saú...
Páscoa é renovação! Que esta data seja um reset de energias, um upgrade de motivaç&a...
Não deixe de aproveitar os descontos especiais da campanha da Unyleya que foi prorrogada e vai até 1...