O SEPRORGS realizou a primeira edição do Linha de Frente 2024, série de painéis que abre espaço para os candidatos às prefeituras de cidades gaúchas manifestarem suas propostas para as áreas de inovação, economia digital e outras. O evento, realizado de forma online, iniciou pelos prefeituráveis de Pelotas, no dia 5 de setembro, e reuniu os candidatos Fernando Estima (PSDB), Fernando Marroni (PT), Irajá Rodrigues (MDB), Marciano Perondi (PL) e Reginaldo Bacci (PDT).
Após abertura pela presidente do SEPRORGS, Marice Fronchetti, que deu as boas-vindas aos participantes, e sob mediação do diretor do SEPRORGS para a Regional Pelotas, Sérgio Medeiros Santi, os candidatos apresentaram seus projetos em Transformação Digital e fomento à tecnologia, tratando de políticas públicas e do desenvolvimento da cidade.
Em sua fala, Fernando Estima, além de destacar sua experiência e realizações, apresentou planos específicos para modernizar a gestão pública. "Minha experiência está muito mais em fazer," afirmou. Ele propôs a unificação das áreas de processos administrativos e a criação de uma central de aprovação de projetos, com o objetivo de tornar a gestão mais eficiente. Estima destacou três eixos principais em sua plataforma: zeladoria, equilíbrio fiscal e desenvolvimento econômico.
Estima ressaltou a importância de melhorar as condições da cidade após as recentes calamidades. Ele mencionou o compromisso de revisitar o projeto do dique construído em 1951 para deixar Pelotas em uma situação mais segura. O mesmo enfatizou que a chave para o progresso está na geração de emprego e renda para a população, assumindo um compromisso forte e inicial com esses eixos. O candidato avalia que a tecnologia é essencial e protagonista para que qualquer desses projetos sejam realizados.
Fernando Marroni relembrou os desafios enfrentados durante sua gestão anterior, quando as finanças da prefeitura estavam desorganizadas: "Folhas de salários atrasados, nenhuma conta da prefeitura foi paga, e tínhamos que enfrentar a Lei de Responsabilidade Fiscal. Era preciso uma estrutura tecnológica que não existia — praticamente não havia computadores na prefeitura. Fichas de IPTU eram preenchidas a lápis, inclusive." Marroni destacou a importância da informatização, mencionando o Programa SIM, que organizou as rotinas administrativas e possibilitou a regularização das contas públicas e salários. Ele salientou que a tecnologia é um dos pilares de sua atuação, destacando ainda a criação do Conselho de Ciência e Tecnologia e a implementação de um centro de apoio à inovação tecnológica.
Marciano Perondi, candidato pelo PL, reforçou a importância da tecnologia para Pelotas. Ele apontou que "todo colégio é mais tecnológico," e que essa evolução deve se estender para outras áreas da cidade. Perondi sugeriu a aplicação de tecnologia em áreas como a sincronização de semáforos, aplicativos para paradas de ônibus e ampliação da telemedicina. Segundo ele, a tecnologia pode otimizar os serviços públicos e integrar as secretarias municipais, o que traria mais eficiência à gestão. Ele concluiu dizendo que será um parceiro da área de tecnologia e trabalhará para tornar Pelotas a cidade mais tecnológica possível.
Reginaldo Bacci, advogado e economista, trouxe sua experiência no governo federal para o debate. Ele destacou que participou da modernização de sistemas, incluindo a implementação dos primeiros recursos digitais para o Imposto de Renda. Bacci afirmou que a tecnologia deve ser aplicada em três pilares: educação, empresas e sociedade. Ele vê esses pilares como essenciais para qualificar a vida da população e que, em seu governo, a inovação tecnológica será um dos cinco eixos de desenvolvimento da cidade, ao lado da agroindústria, saúde, economia criativa e construção.
Irajá Rodrigues, por sua vez, propôs uma nova direção para Pelotas. Ele destacou a necessidade de criar um grande parque temático e transformar a cidade em um polo de grandes empreendimentos, aproveitando o patrimônio histórico e cultural local. Rodrigues também expressou seu respeito pela tecnologia, reconhecendo sua importância para a viabilização de seus projetos de desenvolvimento.
Ao final do evento, a presidente do SEPRORGS reforçou a expectativa de que o candidato escolhido pelo voto popular dê atenção especial às demandas das empresas. “Focar no empresariado é dar o apoio necessário a quem é forte gerador de empregos, a quem é protagonista da economia das cidades, do estado e do país”, comentou Marice.
Já o diretor Sérgio Santi acrescentou que o setor de tecnologia, representado pelo SEPRORGS, tem papel fundamental no crescimento econômico e no desenvolvimento sustentável de Pelotas e de todo o Rio Grande do Sul. “Desejamos a todos os candidatos a melhor sorte em suas campanhas, e que tomem suas decisões com a consciência de fazer o melhor por nossa cidade, por nossas empresas e por nossa sociedade”, finalizou.
O SEPRORGS promove o evento “De Pessoas a Organizações: os desafios relacionados à saú...
Páscoa é renovação! Que esta data seja um reset de energias, um upgrade de motivaç&a...
Não deixe de aproveitar os descontos especiais da campanha da Unyleya que foi prorrogada e vai até 1...