Reforma Tributária: NFS-e terá novas exigências e diferentes prazos de adequação

25/09/2026

A implementação da Reforma Tributária do Consumo começa a produzir novos efeitos sobre a emissão da Nota Fiscal de Serviço eletrônica (NFS-e), com diferentes prazos para a adaptação dos documentos fiscais e dos sistemas utilizados pelos contribuintes.


A nova versão do documento Perguntas e Respostas da NFS-e, divulgada pelo Portal Nacional da NFS-e, detalha procedimentos relacionados à inclusão das informações de IBS e CBS, à utilização do Emissor Nacional e à integração dos sistemas municipais ao ambiente nacional.


Para o setor de tecnologia, a atualização merece atenção especial porque os novos requisitos atingem diretamente softwares de gestão, sistemas emissores de documentos fiscais, ERPs, plataformas digitais e integrações realizadas por meio de APIs.


A principal mudança está na necessidade de adaptação dos documentos fiscais para contemplar as informações relativas ao IBS e à CBS, conforme o tipo de operação e o regime tributário do contribuinte.


O cronograma não é uniforme. A primeira etapa está prevista para 1º de outubro de 2026, alcançando as operações abrangidas pela regra geral prevista no cronograma. Já determinadas operações possuem prazo posterior, em 1º de dezembro de 2026, enquanto os contribuintes optantes pelo Simples Nacional seguem cronograma específico para as informações de IBS e CBS, com marco em 1º de janeiro de 2027.


Paralelamente, as microempresas e empresas de pequeno porte optantes pelo Simples Nacional, quando obrigadas à emissão de NFS-e, deverão observar, a partir de 1º de novembro de 2026, a obrigatoriedade de utilização do Emissor Nacional.


A coexistência desses diferentes marcos exige que os sistemas sejam capazes de identificar o regime tributário, a natureza da operação e a respectiva data de obrigatoriedade, evitando a aplicação de uma única regra para todos os documentos emitidos.


Um dos pontos mais relevantes da nova orientação é a distinção entre a autorização técnica da NFS-e e a conformidade fiscal do documento.


Durante o período de transição, a ausência de determinadas informações de IBS e CBS poderá não impedir a autorização da NFS-e pelo sistema. Isso, contudo, não significa que o contribuinte esteja dispensado do preenchimento quando a obrigação já estiver vigente para sua operação.


Na prática, a empresa poderá ter uma nota autorizada e, ainda assim, precisar avaliar sua conformidade tributária.


Esse aspecto é particularmente relevante para os fornecedores de sistemas fiscais, pois a ausência de rejeição automática pelo ambiente autorizador não deve ser utilizada como parâmetro para definir se determinada informação é ou não obrigatória.


Impacto para empresas de tecnologia


A mudança transfere para os fornecedores de tecnologia uma importante frente de adequação que deverão avaliar seus produtos considerando, entre outros pontos:


? atualização dos leiautes e regras de validação da NFS-e;
? inclusão e parametrização das informações de IBS e CBS;
? identificação das operações submetidas a diferentes datas de obrigatoriedade;
? adequação das integrações com o ambiente nacional;
? compatibilidade das APIs utilizadas pelos sistemas emissores;
? tratamento específico das operações envolvendo plataformas digitais e determinadas atividades de tecnologia;
? adequação dos clientes optantes pelo Simples Nacional;
? atualização dos procedimentos de emissão, cancelamento e substituição de documentos fiscais.


O desafio não está apenas na inclusão de novos campos. Será necessário garantir que os sistemas apliquem a regra correta de acordo com cada operação e em cada momento do período de transição.


Emissor Nacional: atenção especial ao Simples Nacional


Outro ponto que deverá ser considerado pelos fornecedores de tecnologia é a mudança no ambiente de emissão das NFS-e para as empresas optantes pelo Simples Nacional.


A partir de novembro de 2026, ME e EPP enquadradas no Simples Nacional estarão obrigadas à emissão de NFS-e e deverão utilizar o Emissor Nacional, seja diretamente, seja por integração via API. Empresas que atualmente operam por meio de sistemas municipais deverão, portanto, verificar a necessidade de adaptação de suas soluções e integrações.


A atualização também reforça que a flexibilização temporária das validações relacionadas ao IBS e à CBS não altera as obrigações dos municípios quanto ao compartilhamento das NFS-e com o Ambiente de Dados Nacional (ADN).


Os municípios que utilizam sistemas próprios devem manter os procedimentos necessários para o compartilhamento dos documentos fiscais com o ambiente nacional, observando o leiaute e os requisitos técnicos estabelecidos.


Para empresas que fornecem soluções aos municípios, esse ponto representa uma frente adicional de atenção, especialmente quanto à compatibilidade dos sistemas autorizadores municipais, transmissão de documentos e integração por API.





























DATASPRINCIPAIS DATAS DE ADEQUAÇÃO
01/10/2026 Início da obrigatoriedade das informações de IBS e CBS para a maior parte dos serviços abrangidos pela regra geral.
01/11/2026 Obrigatoriedade do Emissor Nacional para ME e EPP optantes pelo Simples Nacional, nas hipóteses aplicáveis.
01/12/2026 Início da obrigatoriedade para determinadas operações e atividades submetidas ao cronograma específico.
31/12/2026 Encerramento do período de flexibilização das validações sistêmicas, sem afastar as obrigações já vigentes.
01/01/2027 Início da aplicação das regras de IBS e CBS aos optantes pelo Simples Nacional, nas hipóteses previstas.


Diante do novo cenário, a principal recomendação para o setor é antecipar a análise dos sistemas e integrações, considerando não apenas os novos campos fiscais, mas também as diferentes regras aplicáveis a cada perfil de operação e contribuinte.


A Reforma Tributária introduz uma mudança estrutural na forma como as informações tributárias serão tratadas nos documentos fiscais. Para as empresas de tecnologia, isso significa revisar parametrizações, integrações e regras de negócio antes que os diferentes marcos de obrigatoriedade entrem em vigor.


O acompanhamento contínuo das atualizações do padrão nacional da NFS-e será, portanto, fundamental durante o período de transição.


Elaborado por
AGF Advice | Consultoria Tributária e de Relações Governamentais
TiRS by SEPRORGS


Mais notícias

NEWSLETTER

Receba novidades em seu e-mail

sombra

PORTFÓLIO

Nossos associados

DINAMIZE
VALORIZZA
DUO STUDIO INTERATIVO
OFFICE TECNOLOGIA
DIGITAL BUSINESS TECH SERVICES
AQUIRIS GAME STUDIO
 Infobox Software e Serviços
AGF Advice Consultoria Legislativa e Relações Governamentais
DEFFERRARI SISTEMAS DE INFORMATICA LTDA
 HISPATEC DO BRASIL SOFTWARE LTDA
TOTVS S.A.
INTRODUCE TECNOLOGIA PARA CRESCER
SIL SISTEMAS
ENERGY TELECOM SUL SECURITY IT
ELRI NETWORKS
sombra