Eleições 2026: convenções partidárias iniciam a fase oficial das candidaturas

24/07/2026

Em 20 de julho iniciou o período das convenções partidárias, etapa prevista na legislação eleitoral destinada à oficialização das candidaturas e das coligações que disputarão as eleições de outubro de 2026.


 


Conforme o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as convenções poderão ser realizadas até 5 de agosto, quando partidos políticos, federações e coligações definirão oficialmente os candidatos aos cargos de Presidente da República, Governador, Senador, Deputado Federal e Deputado Estadual.


 


Após a realização das convenções, os partidos terão até 15 de agosto para requerer o registro das candidaturas perante a Justiça Eleitoral. A propaganda eleitoral terá início em 16 de agosto, enquanto o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão começará em 28 de agosto.


 


Como funcionam as convenções partidárias


 


As convenções partidárias constituem a etapa interna e obrigatória do processo eleitoral em que partidos políticos e federações deliberam sobre a participação nas eleições, conforme previsto na legislação eleitoral e nos respectivos estatutos partidários.


 


Durante esse período, são definidas, entre outras deliberações:


 


üos candidatos aos cargos majoritários (Presidente da República, Governador e Senador) e proporcionais (Deputado Federal e Deputado Estadual/Distrital);


üa formação de coligações para as eleições majoritárias, quando admitidas pela legislação;


üa composição das chapas majoritárias, com a definição dos candidatos a vice-presidente e vice-governador;


üa indicação dos candidatos ao Senado e de seus respectivos suplentes;


üa aprovação da ata da convenção, documento indispensável para instruir o pedido de registro das candidaturas perante a Justiça Eleitoral.


 


A legislação eleitoral permite que as convenções sejam realizadas de forma presencial, virtual ou híbrida, desde que observadas as regras previstas no estatuto da respectiva agremiação. As deliberações tomadas são formalizadas em ata, que deve ser registrada e posteriormente divulgada no sistema DivulgaCandContas do TSE, garantindo transparência ao processo de escolha dos candidatos.


 


Além de oficializar as candidaturas, as convenções representam importante momento de consolidação das estratégias eleitorais, ocasião em que os partidos definem alianças políticas, validam suas nominatas para os cargos proporcionais e organizam a estrutura que será utilizada durante a campanha eleitoral.


 


Trata-se, portanto, da etapa que marca a transição entre a pré-campanha e o processo formal de disputa eleitoral, permitindo o início do registro das candidaturas e, posteriormente, da propaganda eleitoral autorizada pela legislação.


 


Rio Grande do Sul inicia formalização das candidaturas ao Governo do Estado


 


No Rio Grande do Sul, o período das convenções consolida o cenário eleitoral para a disputa ao Palácio Piratini. Até o momento, sete pré-candidaturas foram apresentadas ao Governo do Estado, sendo que seis já possuem chapas majoritárias praticamente definidas.


 


Entre os principais candidatos estão:


 


Luciano Zucco (PL), tendo Silvana Covatti (PP) como candidata a vice-governadora;


Juliana Brizola (PDT), com Edegar Pretto (PT) como candidato a vice-governador;


Gabriel Souza (MDB), atual vice-governador, acompanhado de Ernani Polo (PSD) como candidato a vice-governador;


Marcelo Maranata (PSDB), tendo Cláudio Diaz (PSDB) como candidato a vice-governador.


 


Também integram o cenário eleitoral estadual as candidaturas de Rejane de Oliveira (PSTU), Priscila Voigt (UP) e César Pontes (PCO).


 


A seguir vejamos a tabela com as principais datas das convenções no Rio Grande do Sul:


 














































DATA



PARTIDO/FEDERAÇÃO



CANDIDATOS AO GOVERNO



22/07/2026



PL



Luciano Zucco



25/07/20256



PDT (PDT, PT, PSOL, PSB, PCdoB, Rede, PV e Avante)



Juliana Brizola



27/07/2026



Unidade Popular (UP)



Priscila Voigt



30/07/2026



Federação PSDB/CIDADANIA



Marcelo Maranata



01/08/2026



MDB



Gabriel Souza



01/08/2026



PSTU



Rejane de Oliveira



Até 05/08/2026



PCO



César Pontes



 


Pesquisa Paraná Pesquisas traça cenário inicial da disputa ao Governo do Rio Grande do Sul


 


Na mesma semana em que tiveram início as convenções partidárias, foi divulgada pesquisa de intenção de voto realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas[1], registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº RS-09313/2026, com 1.500 eleitores apresentando o cenário inicial da disputa pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul.


 


No cenário estimulado, com margem de erro de ±2,6 pontos percentuais e nível de confiança de 95%, os resultados foram os seguintes:


 


 


Considerando a margem de erro informada pelo instituto (±2,6 pontos percentuais), Luciano Zucco e Juliana Brizola encontram-se em empate técnico, configurando, neste momento, os principais polos da disputa estadual. Gabriel Souza aparece na terceira colocação, enquanto os demais pré-candidatos registram percentuais inferiores a 5%.


 


No cenário espontâneo, em que os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, 68% dos eleitores declararam ainda não saber em quem votar, indicando que a disputa permanece aberta e que as convenções partidárias e o início oficial da campanha eleitoral poderão influenciar significativamente a consolidação das preferências do eleitorado


 


Cenário eleitoral


 


Com o início das convenções, inicia-se oficialmente a definição das chapas que disputarão o pleito de 2026. A formalização das candidaturas permitirá maior clareza sobre as alianças partidárias e sobre a composição das chapas majoritárias, fatores que influenciarão o desenvolvimento da campanha eleitoral.


 


Nesse contexto, pesquisas de opinião pública, como as divulgadas recentemente por institutos registrados na Justiça Eleitoral, passam a servir como indicadores do cenário eleitoral, sem, contudo, substituir a dinâmica própria da campanha, que se intensifica após o registro das candidaturas e o início da propaganda eleitoral.


 


Elaborado por


AGF Advice | Consultoria Tributária e de Relações Governamentais


TiRS by SEPRORGS


 


[1] https://paranapesquisas.com.br/pesquisas/parana-pesquisas-registra-pesquisa-no-estado-do-rio-grande-do-sul-para-os-cargos-de-governador-e-senador-registro-tse-n-o-rs-09313-2026-julho-2026/


Mais notícias

NEWSLETTER

Receba novidades em seu e-mail

sombra

PORTFÓLIO

Nossos associados

PARETO CONSULTORIA COMERCIAL LTDA
 Infobox Software e Serviços
SOLUTIO IT
KBASE IT SOLUTIONS
BTI TI ESTRATEGICA
SCHEIN GESTÃO EMPRESARIAL – MADELEINE SCHEIN & CIA LTDA
ALFASIG
Colabora Internacional
VNX PARTNERS
SALUX
LTA - RH INFORMATICA
TOTVS S.A.
Datasys STARH - Serviços e Tecnologia em Adm. de RH
UNIREDE SOLUÇÕES CORPORATIVAS
TECBIZ GERENCIAMENTO DE CARTÕES DE CONVÊNIOS
sombra